K-Pop

Kakao M e Spotify anunciam renovação de contrato; diversos artistas de k-pop voltam ao streaming

Divulgação
Divulgação/Kakao M e Spotify

Os fãs de k-pop podem respirar aliviados: após 10 dias de negociações, a gravadora coreana Kakao M e o Spotify anunciaram a renovação de seu contrato de licenciamento para distribuição de dezenas de artistas de k-pop. Anteriormente, esses artistas tinham saído do catálogo devido a divergências contratuais.

Em 11 de março, Spotify e Kakao Entertainment (anteriormente conhecido como Kakao M) anunciaram em um comunicado oficial: “Ambas as empresas concluíram as discussões sobre a renovação de seu contrato de licenciamento global. Como resultado, o conteúdo da Kakao Entertainment estará disponível nas plataformas Spotify em todo o mundo, incluindo na Coreia do Sul.”

Segundo o portal coreano Naver, o Spotify declarou: “A música dos artistas da Kakao Entertainment estará disponível no Spotify mais uma vez para seus fãs globais e para os mais de 345 milhões de ouvintes do Spotify em 170 países ao redor do mundo. Como é missão do Spotify conectar artistas e fãs em todo o mundo e mostrar música de todo o mundo aos nossos usuários, estamos felizes em poder alcançar os ouvintes coreanos não apenas com essas faixas, mas também com nossa biblioteca de mais de 70 milhões faixas e mais de 4 bilhões de listas de reprodução.” E contina: “Continuamos comprometidos em trabalhar ativamente em negociações com artistas, gravadoras e detentores de direitos, a fim de ter um impacto positivo no sistema de streaming coreano”.

Anúncios

A Kakao Entertainment também informou ao Naver: “A Kakao Entertainment e o Spotify concluíram as discussões para o nosso contrato de licenciamento de música e concordamos em retomar o lançamento de nossa música no serviço global, incluindo na Coréia do Sul. Por meio de diversas parcerias ao redor do mundo, incluindo o Spotify, pretendemos ajudar nossos artistas a se conectar com ouvintes de todo o mundo e criar oportunidades para as pessoas desfrutarem do K-pop.” E conclui: “Continuamos comprometidos em proteger os direitos dos artistas, gravadoras e detentores de direitos e com o crescimento de um ecossistema criativo estável para a indústria musical coreana”.

Dezenas de artistas haviam saído da plataforma no começo do mês de março. Entre eles MAMAMOO, Dreamcatcher, GFRIEND, CL, HyunA, KARD, (G)I-DLE, MOMOLAND, ZICO, Jessi e SEVENTEEN.

SEVENTEEN, um dos grupos que teve seu catálogo retirado do Spotify global. (Foto: Reprodução/Twitter)

Voltar ao topo