K-Pop

Conheça Youn Yuh-jung, a primeira atriz sul-coreana a vencer um Oscar

Reprodução
Reprodução

Neste domingo, 25, Youn Yuh-jung venceu o Oscar 2021 na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. Ela é a primeira atriz sul-coreana a vencer um Oscar. Conheça a história da atriz que já é aclamada na Coreia do Sul e que agora conquistou o mundo por seu carisma na cerimônia.

Em seu discurso de agradecimento – considerado um dos melhores da noite, Youn Yuh-jung ensinou como se pronuncia seu nome para todos os que estavam assistindo (corrigindo um erro de quem anunciou o prêmio, o ator Brad Pitt, produtor executivo de Minari) e disse que, naquela noite, “todos estavam perdoados”.

“Eu não acredito em competição”, disse ela. “Como posso ganhar de Glenn Close? Esta noite, estou aqui porque tenho mais sorte do que você”, disse, tirando risadas dos convidados. “Acho que talvez seja a hospitalidade americana com uma atriz coreana”, disse.

Anúncios

Yuh-jung Foi também a primeira atriz asiática a ganhar um Oscar desde 1958, quando a japonesa Miyoshi Umeki recebeu a estatueta por seu papel coadjuvante em Sayonara.

Minari: Em Busca da Felicidade é sobre uma família da Coreia do Sul que se muda para o Arkansas para começar uma nova vida. A experiência acaba sendo mais desafiadora do que o esperado, e, por conta disso, a avó, interpretada por Youn, resolve mudar-se também para auxiliar na adaptação.

A atriz coreana e a produção como um todo foram aclamadas pela crítica em outras premiações, com Yuh-jung ganhando um Screen Actors Guild Award (SAG Awards), prêmio do Sindicato dos Atores, e um BAFTA, prêmio da Academia Britânica de Cinema e Televisão.

Quem é Yoon Yeo-jeong

Yuh-jung largou a faculdade de Língua e Literatura Coreana para estrear no drama Mister Gong, em 1967. Seu primeiro filme, Woman of Fire, de Kim Ki-young, tornou-se um sucesso comercial e de crítica, pela qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Sitges.

Na TV, era comum interpretar personagens modernas, da nova geração. No auge de sua carreira, se aposentou depois de se casar com o cantor Jo Young-nam em 1975. Em seguida, emigrou para os Estados Unidos, mas voltou à Coreia em 1984 e retomou definitivamente sua carreira de atriz. Ela e Jo se divorciaram em 1987.

Embora a maioria das atrizes de sua idade representassem mães clichês, as atuações de Yuh-jung a levaram a ser escalada para papéis mais complexos, elegantes e independentes. Em A Good Lawyer’s Wife (2003), a atriz foi aclamada pela crítica por sua atuação indiferente como uma sogra que negligenciava o marido morrendo de câncer de fígado enquanto desfrutava de casos extraconjugais.

Voltar ao topo