Livros

Conheça cinco escritoras de grande importância para a literatura

Reprodução
Reprodução

No Dia Internacional da Mulher, o MIDIÁTICO selecionou cinco grandes escritoras da literatura universal para exaltar suas obras. Sejam elas brasileiras, negras, cearenses ou filósofas, seu legado literário é leitura mandatória para entendermos a importância desta data.

Simone de Beauvoir (1908 – 1986) 

Reprodução/ Denise Bellon/Álbum 

Escritora, filósofa, artista e professora, Simone Lucie Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, foi uma das maiores revolucionárias com seus estudos e protestos, sempre lutando pelos direitos das mulheres, questionando comportamentos e esteriótipos. Em uma de suas obras “O segundo sexo”, Simone retrata o papel da mulher na sociedade e a opressão feminina em um mundo dominado por homens. O livro foi considerado agressivo, causando uma repercussão internacional, marcando toda uma geração que buscava e se interessava em independência feminina e o fim de opressões contra as mulheres.Simone de Beauvoir publicou muitas outras obras: Os mandarins, Memórias de uma moça bem-comportada, Uma morte muito suave, etc. Foi uma mulher de escrita e opiniões fortes, tais, que ajudaram e ajudam na independência feminina. 

Carolina de Jesus (1914 – 1977)

Reprodução

Uma das primeiras escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus, uma mulher mineira, que vivia em uma comunidade rural, filha de pais analfabetos, sofreu quando criança, por mals tratos e preconceito. Mas quando começou a frequentar a escola, e aprendeu a ler e a escrever, deu início a uma paixão pela leitura. Durante a vida adulta, Carolina de Jesus trabalhava como catadora de papel e, em seu tempo livre, registrava o cotidiano da favela em cadernos encontrados no material que recolhia. Um desses cadernos deu origem a sua primeira obra “Quarto de despejo- Diário de uma favelada”, publicado na década de 60. O livro teve uma ótima repercussão e foi vendido em 40 países e traduzido para 16 idiomas. Com o sucesso da primeira obra, a escritora se mudou para Santana, bairro de classe média da capital, e três anos depois publicou o romance “Pedaços de fome” e”Provérbios”. Carolina de Jesus é um exemplo de mulher pela sua história, sua força, coragem, conquistas e, claro, sua escrita.

Anúncios

Clarice Lispector (1920 – 1977)

Reprodução/ Maureen Bisilliat 

Tem que ter ela! A escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia, autora de grandes obras e dona de uma personalidade intrigante e enigmática. Livros como: A hora da estrela, Laços de Família, Perto do Coração Selvagem, A paixão segundo G. H. são obras essenciais para conhecer a autora. Clarice Lispector é uma escritora de grande prestígio dentro e fora do Brasil, seus textos não tratam diretamente sobre pontos feministas, mas, várias vezes, propõe questões humanas com protagonistas femininas. 

Virginia Woolf (1882 – 1941)

Divulgação 

Adeline Virginia Woolf, teve um papel importantíssimo na literatura inglesa do modernismo, sendo Ao Farol sua obra de maior destaque. Virginia colocava suas emoções, preocupações, traumas, medo, sofrimentos, amores, alegrias em suas obras… Qualquer texto da autora era capaz de senti-la. Em “Um quarto que seja seu”, 1929, denuncia a dificuldade que encontrava uma mulher para escrever num âmbito literário dominado por homens. A escritora fala: “Uma mulher tem que ter dinheiro e um quarto que seja seu se vai escrever (…)”. Virginia Woolf é considerada uma das escritoras mais importantes do século XX, tendo grande valor para a literatura. 

Rachel de Queiroz (1910 – 2003)

Reprodução/Juarez Cavalcante/Folhapress 

Tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista e  dramaturga brasileira. O que não tem para falar de Rachel de Queiroz? Uma mulher nordestina, vinda de Fortaleza (CE), autora de dezenas de obras, divididas entre romances, peças de teatro, crônicas e livros voltados ao público infantojuvenil, tendo como a principal, o romance O quinze (1930), celebrada como um dos principais representantes do regionalismo modernista. Apesar do traço regionalista, Rachel também escreveu sobre outros temas e estilos literários. 

Há várias outras escritoras de grande importância para a literatura. Autoras com histórias e obras lindas, de grande representatividade para nós, mulheres. Mas isto é para um aprofundamento futuro.

Voltar ao topo