Filmes e Séries

Oscar 2021: entenda o que é uma premiação póstuma

Reprodução/Netflix
Reprodução

Por Gabriela Monteiro

Na edição deste ano do Oscar, o ator Chadwick Boseman, que faleceu em 2020, recebeu seis indicações póstumas. Uma delas foi na categoria de Melhor Ator, com o filme A voz Suprema do Blues. A primeira vez em que um prêmio póstumo foi entregue nesta categoria foi em 1977, a Peter Finch, com o filme Rede de Intrigas.

Mas o que é um prêmio póstumo e por que ele é entregue? O MIDIÁTICO te explica.

Anúncios

A premiação póstuma ou homenagem post mortem é uma forma de reconhecimento e congratulações realizada posteriormente à morte de um indicado. Enquanto os prêmios são entregues para as pessoas vivas, as homenagens póstumas são feitas como forma de valorização e agradecimento pelas obras realizadas por uma pessoa falecida ou como um tributo a um ator falecido, como provavelmente será o caso de Boseman na edição de 2021.

Entre outros artistas já receberam a premiação póstuma no Oscar, temos:

Jeanne Eagels

Divulgação/James Abbe/Wikimedia Commons

Estrela do cinema mudo, Jeanne Eagels foi a primeira a receber uma indicação póstuma na categoria de Melhor Atriz pelo filme The Letter, de 1929.

Peter Finch

Reprodução/Wikimedia Commons

Vencedor do Oscar de Melhor Ator em Rede de Intrigas, Finch interpreta um jornalista que ameaçava se matar em frente as câmeras.

Ralph Richardson

Paramount Pictures//Wikimedia Commons

Em 1984, o ator foi inicado pelo filme Greystoke: A lenda de Tarzan, O Rei da Selva na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

Heath Legder

Reprodução/Warner Bros Pictures

Legder venceu como Melhor Ator Coadjuvante em 2008 por seu papel como Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Se Boseman ganhar na categoria Melhor Ator por A voz Suprema do Blues, ele se tornará o terceiro artista na história da premiação a ganhar o Oscar de forma póstuma nas categorias de atuação. Saberemos isso e muito mais na transmissão da premiação, que acontece neste domingo (25).

Voltar ao topo