Por Gabriela Monteiro
Na edição deste ano do Oscar, o ator Chadwick Boseman, que faleceu em 2020, recebeu seis indicações póstumas. Uma delas foi na categoria de Melhor Ator, com o filme A voz Suprema do Blues. A primeira vez em que um prêmio póstumo foi entregue nesta categoria foi em 1977, a Peter Finch, com o filme Rede de Intrigas.
Mas o que é um prêmio póstumo e por que ele é entregue? O MIDIÁTICO te explica.
A premiação póstuma ou homenagem post mortem é uma forma de reconhecimento e congratulações realizada posteriormente à morte de um indicado. Enquanto os prêmios são entregues para as pessoas vivas, as homenagens póstumas são feitas como forma de valorização e agradecimento pelas obras realizadas por uma pessoa falecida ou como um tributo a um ator falecido, como provavelmente será o caso de Boseman na edição de 2021.
Entre outros artistas já receberam a premiação póstuma no Oscar, temos:
Jeanne Eagels
Estrela do cinema mudo, Jeanne Eagels foi a primeira a receber uma indicação póstuma na categoria de Melhor Atriz pelo filme The Letter, de 1929.
Peter Finch
Vencedor do Oscar de Melhor Ator em Rede de Intrigas, Finch interpreta um jornalista que ameaçava se matar em frente as câmeras.
Ralph Richardson
Em 1984, o ator foi inicado pelo filme Greystoke: A lenda de Tarzan, O Rei da Selva na categoria Melhor Ator Coadjuvante.
Heath Legder
Legder venceu como Melhor Ator Coadjuvante em 2008 por seu papel como Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas.
Se Boseman ganhar na categoria Melhor Ator por A voz Suprema do Blues, ele se tornará o terceiro artista na história da premiação a ganhar o Oscar de forma póstuma nas categorias de atuação. Saberemos isso e muito mais na transmissão da premiação, que acontece neste domingo (25).