Notícias

Conheça todos os famosos que se vestiram – erroneamente – de indígenas

Reprodução/Twitter/PopZonebr
Reprodução/Twitter/PopZonebr

Nesta segunda-feira, 19, foi comemorado o polêmico “Dia do Índio”, criado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1940. A comemoração ainda é controversa, dado o fato de que as populações indígenas ainda lutam por seus direitos, como o de não ser fetichizado, o de manter suas terras, sua cultura etc. Para entender um pouco da problemática em torno da “fantasia de índio”, o MIDIÁTICO mostra famosos que se vestiram de indígena de maneira considerada, hoje, totalmente inadequada em novelas, nas redes sociais ou em um ensaio fotográfico qualquer.

Bruna Lombardi e esposo, Carlos Alberto Riccelli

Foto: Reprodução/ Instagram

Bruna Lombardi postou em sua rede social, uma lembrança da novela Aritana. Na imagem, está ela e seu marido, Carlos Alberto Riccelli, que na época da fotografia ainda não eram casados. Os dois estavam vestidos com roupas tradicionais indígenas.

Anúncios

Claudio Heinrich em Uga Uga

Foto: Reprodução/ Tv Globo

Claudio Heinrich, interpretou o indígena Tatuapu, em Uga Uga (2000), novela da Globo. O ator não tinha nenhuma característica que lembrasse um indígena, ele era loiro e branco. No enredo da novela, o personagem de Claudio chegou a sofrer “preconceito” por conta de sua cor de pele: “feio e desbotado”, era o que os outros indígenas falavam para Tatuapu.

Priscila Fantin em Alma Gêmea (2005)

Foto: Reprodução

Na novela Alma Gêmea, de 2005, a atriz Priscila Fantin interpretava Serena, que era uma indígena. A personagem era filha de um garimpeiro e de uma indígena. A trama tinha como foco o espiritismo, e a personagem de Priscila era uma reencarnação de Luna.

Alessandra Negrini

Reprodução/Twitter/PopZonebr

No carnaval no Rio de Janeiro, em 2020, a atriz Alessandra Negrini apareceu fantasiada de indígena, usando cocar e pinturas corporais que são características dos indígenas. Na época, os internautas ficaram divididos em relação ao cancelamento da atriz. Ela chegou a se pronunciar: “A luta indígena é de todos nós e por isso eu tive a ousadia de me vestir assim”. E completou: “A questão indígena é a central desse país. Ela envolve não somente a preservação da cultura deles como a preservação das nossas matas”.

Voltar ao topo