Televisão

Disney deve fechar mais de 100 canais de TV para investir em streaming

A The Walt Disney Company pretende fechar 100 de seus canais de TV internacionais em função do crescimento do streaming este ano, uma vez que todos os recursos estão sendo destinados para a sua plataforma, o Disney+.

Na última segunda-feira, o CEO Bob Chapek disse, na Conferência Global de Tecnologia, Mídia e Comunicações da J.P. Morgan, que esse grande passo veio seguido de um encerramento de 30 redes que ocorreu no ano passado. 

Um dos canais que foi fechado nessa época foi o Disney Channel do Reino Unido. Por outro lado, a empresa adicionou mais conteúdos para adultos em seu catálogo europeu, usando a marca STAR, uma nova aba adicionada ao Disney+ de diversos países fora da América Latina. Segundo Chapek, a maioria do público da região começou a acompanhar a programação do novo serviço.

Anúncios

Na Índia, por exemplo, o serviço em vigor é o Disney+ Hotstar, que oferece conteúdo local como partidas de críquete, entre outros. Essa plataforma atende 30% dos 103,6 milhões assinantes do Disney+ em todo o mundo. Em contrapartida, várias redes de televisão esportivas do sudeste da Ásia e de Hong Kong têm planos para serem encerradas pela empresa.

Além disso, existem muitos países na Europa Oriental, África, Oriente Médio e na Ásia que ainda não têm o Disney+ disponível. Dessa forma, é certo prever que, quando o serviço for lançado nessas regiões, muitos canais locais também serão fechados.

No entanto, a nova ação depende dos contratos individuais que a empresa tem com cada um desses mercados. Alguns dos lucros que a Disney ganha com os canais tradicionais ajudam a manter parte da programação do streaming, o que inclui o Hulu e a ESPN+ nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o executivo, os consumidores estão cada vez mais optando por assistir ao conteúdo on-line, afirmando que a Disney quer se manter à frente dessa tendência.

No Brasil, não será surpresa se algo semelhante acontecer com a chegada do STAR+ na América Latina em agosto.

Voltar ao topo