Filmes e Séries

Dia do Jornalista: conheça grandes obras cinematográficas sobre a profissão

Foto: Divulgação/Sony Pictures

Em 7 de abril se comemora nacionalmente o Dia do Jornalista. Celebrando essa data, o MIDIÁTICO preparou um especial em homenagem aos profissionais responsáveis por transmitir informações legítimas e de qualidade à população. Confira a seguir uma lista de produções cinematográficas sobre o Jornalismo:

1. Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Foto: Divulgação/Prime Video

Quando um jornal regional é comprado por uma grande empresa, a sua equipe de jornalistas embarca na investigação de uma matéria polêmica: a comunidade de Boston juntamente à Igreja Católica teria ajudado a encobrir crimes envolvendo casos de pedofilia cometidos por membros do clero. O longa, dirigido por Tom McCarthy, teve seu lançamento em 2015 e recebeu várias premiações, incluindo o Oscar de Melhor Filme e o de Melhor Roteiro Original, no ano de 2016. Disponível no Prime Video.

Veja o trailer de Spotlight:

Anúncios

3. The Post – A Guerra Secreta (2017)

Foto: Reprodução/Adoro Cinema

Dirigido por um dos mais aclamados diretores de cinema, Steven Spielberg, The Post – A Guerra Secreta narra a história de Kat Graham, interpretada por Meryl Streep, a dona do The Washington Post, que tem pretensão de pôr suas ações na Bolsa de Valores em breve. Porém, ao ser lançada uma série de materiais de cunho sigiloso sobre a atuação do governo norte-americano na Guerra do Vietnã pelo New York Times, o presidente Richard Nixon processa o jornal, proibindo a circulação dessas notícias. Com o material em mãos, por ter sido concedido por um juiz, Ben Bradlee (Tom Hanks), editor-chefe do jornal, agora precisa convencer Kat a publicá-lo como forma de defesa da liberdade de imprensa do país.

Veja o trailer de The Post:

3. O Custo da Coragem (2003)

Foto: Reprodução/ O Custo da Coragem

Em O Custo da Coragem, são escancarados os riscos e sacrifícios de exercer a profissão de jornalista, especialmente em determinadas áreas de atuação, contando a trajetória de Verônica Guerin (Cate Blanchett), uma repórter investigativa que foi assassinada após fazer a publicação de uma matéria sobre o tráfico irlandês, citando o nome dos chefes do crime mais poderosos de Dublin. Baseado em uma história real, o filme tem direção de Joel Schumacher e recebeu a indicação de Melhor Atriz no Globo de Ouro pelo trabalho de Cate.

Veja o trailer de O Custo da Coragem:

4. Todos os Homens do Presidente (1976)

Foto: Reprodução/Todos os Homens do Presidente

O filme relata o famoso caso Watergate, que ocorreu em Washington, no ano de 1972. Na produção, dois jornalistas novatos no The Washington Post descobrem um sistema de espionagem partidária esquematizado e financiado pela Casa Branca.

Cinco homens invadem o edifício Watergate, sede do Partido Democrata, e roubam 2 mil dólares. O assalto, no entanto, apenas mascara o real intuito da invasão: a instalação de escutas, que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon, na década de 1970.

Gostou? Então compartilha as indicações com seus amigos. Aos jornalistas, que a verdade e a sabedoria estejam sempre ao seu lado. O MIDIÁTICO os parabeniza pela data!

Voltar ao topo