Recentemente, a Globo lançou um projeto integrado para reflexão sobre o futuro. ‘Quando isso tudo passar’ é um movimento com ações 360 que conectam campanhas veiculadas nos canais de TV aberta e por assinatura da Globo.
A iniciativa combina rodas de conversas com especialistas e personalidades sobre os impactos da pandemia e tendências de transformações na sociedade, que serão disponibilizados no Globoplay; e uma experiência especial, realizada em parceria com o Museu do Amanhã.
A campanha que abriu o projeto convida o público a pensar no legado que o enfrentamento da crise deixará para o mundo.
No fim de fevereiro, a emissora veiculou uma peça institucional única em toda a programação da TV aberta e paga, assinada por todas as marcas da Globo. A partir da última quinta-feira (25), os canais TV Globo, GloboNews, Multishow, GNT, Viva, SporTV, Gloob e Futura, além da Fundação Roberto Marinho, começaram a veicular uma versão do filme adaptada ao tom de voz e à linguagem de cada janela, para garantir a conexão com o público em todos os pontos de contato com a Globo.
Os perfis sociais da Globo também participam da conversa. Além do compartilhamento dos filmes e do lançamento da tag #QuandoTudoPassar, as redes sociais da TV Globo, canais por assinatura, Fundação Roberto Marinho, Globoplay e o perfil do Gshow convidam talentos da casa para responder à pergunta: ‘O que você mais quer fazer quando tudo isso passar?’.
Segundo Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo, a mensagem dos filmes exclusivos de cada canal é a mesma da campanha institucional: esperança. “Sabemos que todos estamos passando por momentos bastante difíceis, mas é preciso entender a atualidade e olhar para os aprendizados trazidos pela pandemia, para moldarmos o futuro. É mais um movimento que reforça a proximidade do conjunto de marcas que forma essa nova Globo com as pessoas, através desse convite. Um trabalho que nasceu ainda no ano passado, com um extenso material de pesquisa, através do qual fomos monitorando o comportamento da sociedade durante a pandemia. E nos serviu de inspiração para pensarmos como será o amanhã, quando isso tudo passar. Sabíamos que seria necessário ter uma mensagem especial para o que estamos vivendo agora”, explica.
Com relação ao processo criativo dos filmes dos canais, Falcão explica que o objetivo foi trazer para as peças o tom de voz e a linguagem adequada a cada um deles. “Por serem acompanhados por públicos diferentes, com interesses e experiências únicas, é fundamental que as mensagens sejam adequadas ao relacionamento construído ao longo dos anos. Trabalho que reflete a empresa que nasce do projeto Uma Só Globo: formada por muitas vozes e pessoas diferentes, tanto internamente quanto quando falamos do público. E é exatamente essa diversidade, essa pluralidade que faz da Globo uma empresa forte e capaz de acompanhar os brasileiros, em todos os momentos”, elucida.
Veja outros filmes:
TV Globo
Globoplay
Globonews
SporTV
GNT
Viva
Multishow
Gloob
Futura e Fundação Roberto Marinho
Também parte do projeto ‘Quando Isso Tudo Passar’, a Globo divulgou uma pesquisa sobre o futuro pós-pandemia. A empresa ouviu mais de dois mil brasileiros, com mais de 16 anos, de todas as classes sociais e regiões do país, buscando entender o impacto do longo período de restrições sobre os hábitos e atitudes da população brasileira de todas as regiões. O estudo ‘Ideia de futuro: o Brasil pós-pandemia pode ser melhor?’ também identificou e analisou possíveis aprendizados e reflexos positivos na sociedade e que podem se estender para a superação da crise, ou mesmo moldar novas formas de nos relacionarmos.
Logo de início, uma recapitulação importante sobre como chegamos até aqui: a pandemia sobreveio em um cenário já desafiador para a realidade do país, e os brasileiros enfrentaram, ao longo de 2020, uma mudança intensa de sentimentos, até a esperança e a confiança nos novos tempos com a chegada da vacina.
Nesse espectro mais positivo para 2021, a pesquisa revelou que 8 em cada 10 pessoas ouvidas tiraram desse período algum aprendizado ou aspecto positivo. Entre eles, os cuidados com a saúde (26%), a solidariedade social (23%) e a união familiar (17%). A questão da saúde apareceu acima de outros aspectos para pessoas do grupo de risco e de maior vulnerabilidade social (29%). Já no olhar regional, o Centro-oeste e Sudeste lideram esses aprendizados ligados à solidariedade social, respectivamente com 28% e 26%.
Via PropMark