Notícias
Crise de imagem e falta de representatividade do Oscar
Quem receberá as estatuetas mais desejadas do cinema mundial? Para celebrar a cerimônia do Oscar 2021, que acontecerá neste domingo (25), o MIDIÁTICO preparou uma cobertura completa para a premiação mais esperada do ano! Porém, por trás de todo o glamour, existem os mais diversos aspectos sociais envolvendo a noite de estrelato. Afinal, o Oscar vem sendo realmente inclusivo? Acompanhe a seguir.
Completando 92 anos nessa edição, o Oscar foi criado em 1929 e é considerado a principal e mais antiga cerimônia que premia produções cinematográficas do mundo. Todavia, com o crescimento dos debates acerca do ativismo social, intensificado e turbinado pelo grande potencial de disseminação de conteúdos nas redes sociais, questões como a representatividade vêm sendo levantadas nas mais diversas áreas, inclusive na Sétima Arte, o Cinema.
Nesse sentido, o Oscar vem sofrendo uma grave crise de imagem devido a falta de diversidade e inclusão de perfis existentes na sociedade, contando com artistas brancos em sua maioria de indicados e premiados, tornando-se um padrão ao longo de suas edições.
E as estatísticas comprovam a falta de representatividade na cerimônia: a título de exemplo, em 2015, dos 305 filmes elegíveis à premiação, menos de 30 deles foram dirigidos por mulheres, latinos e pessoas negras. Sendo que em uma distribuição coerente com as produções norte-americanas, a conta seria de aproximadamente 152 longas dirigidos por mulheres, 45 por negros e 50 por latinos.
E as análises de estatísticas injustas não param por aí. Com produções dirigidas por membros da comunidade LGBT, o número tende a cair mais, sendo uma raridade. Isso sem contar com pessoas com deficiência, cuja a visibilidade é praticamente nenhuma dentro da premiação.
Para tanto, sofrendo com a ameaça de boicote em edições anteriores, a Academia passou por algumas alterações em sua estruturação interna, estabelecendo um número maior de membros que integrem minorias sociais através do recrutamento ativo na indústria e também ao viabilizar aos membros já pertencentes que façam indicações de novos nomes com mais praticidade.
Atualmente, graças à cobrança dos telespectadores feita via redes sociais com hashtags como a #OscarSoWhite, a cerimônia agora possui um crescimento mais inclusivo de indicados não brancos e de mulheres. Mas, como sabemos, ainda há um longo caminho a ser trilhado para a representatividade efetiva do Oscar, bem como das demais premiações existentes.
Veja a seguir a lista de indicados do Oscar 2021: