Notícias

Simon Cowell e The X-Factor são acusados de explorar artistas

Nesta segunda-feira (05), Simon Phillip Cowell e o show The X Factor foram acusados de exploração artística. A acusação foi feita pelo irlandês duo musical Jedward por meio de uma série de postagens em seu perfil oficial no Twitter.

Entenda o caso

The X Factor é um reality musical de origem britânica criado em 2004 por Simon Cowell (também jurado no reality) e produzido pela Syco Entretaniment (companhia de entretenimento de propriedade de Simon). O programa tem a pretensão de revelar novos talentos musicais por meio de audições (similar ao The Voice Brasil). O programa e Simon foram acusados por Jedward de explorarem a dupla, assim como vários outros artistas. Segundo a denúncia, o programa teria ganhado milhões enquanto os artistas não ganhavam nada.

”Cada participante do X-Factor era um escravo do programa e ganhava zero enquanto eles ganhavam milhões!”.

Ainda segundo o duo irlandês, vários artistas que participaram do programa não tiveram liberdade para seguir no programa de sua própria maneira, tendo que agir exatamente como eram orientados pelos jurados. Desassociando-se, dessa maneira, de suas reais identidades, do seu ”eu” artístico. A crítica nesse ponto também foi direcionada à indústria musical de uma maneira geral, onde, segundo Jedward, o dinheiro feito em cima do artista seria mais importante do que o próprio.

”O fato é que cada competidor tem que agir como seu juiz orienta! Quando, na realidade, tudo o que importa é o cheque de pagamento!”.

Os grupos One Direction e Little Mix também foram citados na postagem como vítimas que teriam passado pela mesma ocasião. Fãs dos grupos expressaram-se no Twitter em defesa destes em relação às acusações feitas. Levantando a hashtag #Justicefor1DandLittleMix e pedem que Simon seja responsabilizado no tocante às acusações.

Voltar ao topo