Televisão é um brinquedo caro, que envolve centenas de milhares ou até milhões de reais. Se um novo programa não dá o retorno esperado, passa por reformulações e ajustes no formato. Em casos extremos, é melhor cortar o mal pela raiz.
Confira os programas de TV que duraram pouco e deram prejuízo para as emissoras.
1- Sem Controle (SBT)
Sem Controle foi um programa de televisão humorístico brasileiro produzido e exibido pelo SBT. Teve início em 28 de março, tendo a direção geral de Henrique Zambelli. O programa contava com quadros fixos, com personagens caricatos e bordões marcados, inspirados nas situações vividas por pessoas comuns em seu dia a dia. O programa teve, em sua maioria, críticas negativas, por fazer piadas preconceituosas, especialmente com homossexuais, e repetir clichês. Ele foi cancelado em 2 de novembro de 2007.
2- TV Animal (SBT)
A primeira que foi ao ar foi na década de 90 apresentado por gugu, e uma segunda edição apresentada pela a Eliana. Mas, no ano de 2009 voltou ao ar, mais precisamente no dia 9 de Outubro. Além de reality shows envolvendo animais e brincadeiras divertidas no palco, o programa contou com o Mr. Dog, uma espécie de Super Nanny para animais domésticos. Um dos destaques da nova versão foram os quadros de Roberta Peporine, que foram reclamar o direito dos animais, defendê-los de maus tratos e resgatá-los, buscando um dono para eles, no quadro Novo Dono. Porém, está nova versão não agradou o público, e o programa foi extinto em 26 de fevereiro de 2010, 4 meses depois da estreia.
3- Eu Compro Seu Televisor (SBT)
Formato adaptado pelo SBT do original “Topa ou não Topa”, Silvio Santos conseguiu a façanha de fazer uma “cópia” e posteriormente comprar os direitos do programa e exibi-lo. “Eu compro seu televisor”, levado ao ar nas noites de quarta-feira em 2004. O formato durou por algumas semanas, mas as críticas de plágio pela Endemol levaram o programa a sair do ar, pouco tempo depois da estreia.
4- AlarmaTV (SBT)
Só mesmo Silvio Santos poderia ter tirado essa bizarrice de sua cartola: um jornal com as piores notícias do mundo, exibidas sem nenhum contexto e, muitas vezes, ilustradas apenas com vídeos de internet –uma mistura de Encrenca com mundo cão e escatologia. O Alarma TV estreou no SBT em 1º de outubro, sem alarde, às 19h20. Chegou a perder para a Band na audiência e foi tirado do ar no dia seguinte. Por insistência do dono da emissora, a atração ganhou uma segunda chance às 10h30, antes do Bom Dia & Cia. No horário matinal, o Alarma TV teve uma vida 100% mais longa do que na faixa noturna: em vez de um único dia, durou dois. Em 4 de outubro, após mais um fracasso na audiência, diretores do SBT convenceram Silvio a tirá-lo do ar.
5- Tá Brincando? (Globo)
Otaviano Costa já estava brilhando na Globo, ficando na bancada do Vídeo Show de 2013 a 2018. Depois desse tempo, ele teve uma chance solo com o programa “Tá Brincando?”, foram 6 meses para formatar algo a sua cara. E em 5 de janeiro, o ta brincando foi ao ar. O programa era uma gincana que colocava veteranos como Hortência Marcari, ex-jogadora de basquete, e Rui Chapéu, de sinuca, contra jovens que tentavam ganhar dinheiro ao superar os experts. A ideia era mostrar que idade não é limitação para nada. E os ex-atletas até mantiveram o fôlego, mas o programa saiu do ar em 16 de março. Otaviano deixou a Globo depois disso.
6- Toda Sexta (Band)
Toda Sexta foi um programa de auditório da Rede Bandeirantes, apresentado por Adriane Galisteu. O programa estreou dia 17 de abril de 2009, às 22:15. Possuía quadros como É tempo de amar e Gatos do Calendário. A estreia marcou audiência de 2 pontos para a emissora. Por causa dos baixos índices de audiência, o programa passou a ser gravado, não mais ao vivo, como era de costume. No dia 30 de abril de 2010, foi exibido o último programa.
7- Você é mais esperto que um aluno da 5 série? (SBT)
Você é mais esperto que um Aluno da Quinta Série? foi uma versão do game show americano “Are You Smarter Than a 5th Grader?”. No Brasil foi transmitido pelo SBT e apresentado por Silvio Santos aos Domingos . O programa ainda teve Yudi Tamashiro e Priscilla Alcântara como repórteres, interagindo com a plateia e os espectadores. Estreou em 23 de Setembro de 2007 e foi exibido até 13 de dezembro de 2007. O participante deveria responder a 13 perguntas do nível de quinta série escolar e poderia ganhar um prêmio de até 200 mil reais. As perguntas eram mandadas pelos telespectadores à produção do programa e se a “prova” fosse escolhida, a pessoa ganhava mil reais. Como em outros game shows do SBT, a pessoa poderia parar a qualquer momento ou continuar.
8- Cor de Rosa (SBT)
Programa Cor-de-Rosa foi um programa de televisão brasileiro exibido pelo SBT entre 2 de agosto às 15h00, apresentado por Silvia Abravanel e Décio Piccinini. Era um programa de variedades sobre o mundo artístico. Em novembro do mesmo ano, com a estreia do programa Charme, apresentado por Adriane Galisteu, migrou para o horário das 17h30. No dia 5 de novembro de 2004, o programa simplesmente não foi exibido. Em seu lugar, voltou a ser exibido o seriado Chaves. Tudo indica que o programa foi tirado do ar às pressas. Algum tempo depois, houve informações de que Silvio Santos não estava gostando do programa, e por isso ele foi tirado do ar.
9- Você é o jurado (SBT)
Você é o Jurado foi um programa de calouros do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), onde o próprio telespectador escolhia quem se saiu melhor durante o programa. Esteve no ar no ano de 2007. Iniciou sob o comando do apresentador Ratinho, e depois teve o comando do cantor Supla. A atração trazia as mais divertidas e curiosas apresentações. Os candidatos mostravam seus dotes artísticos cantando, contando piadas, em números circenses e diversos feitos inusitados. Os calouros ganhavam no mínimo 300 reais pela participação. E caso agradassem os telespectadores e acertassem a gincana da voz misteriosa do programa ele poderia levar para casa até R$ 12 mil. Depois que o cantor Supla virou o novo apresentador, o Ibope caiu muito e no mesmo ano saiu do ar.