Televisão

REBELDE | Conheça todas as versões da novela

Foto: Divulgação/RecordTV

A novela mexicana “Rebelde” fez muito sucesso ao desembarcar no Brasil por volta do ano de 2006, porém, o que muitos não sabem é que ela foi baseada em uma versão Argentina (original)! Depois disso, o folhetim ganhou adaptações na Índia, Portugal, Chile, e por último a brasileira. Além disso, a Netflix prepara uma série com os mesmos moldes da novela, e deve chegar no ano que vem ao serviço de streaming. Enquanto ela não chega separamos uma lista de todas as versões de “Rebelde” espalhadas pelo mundo. Você sabia que cada versão tem sua particularidade?

Confira:

Rebelde Way (Argentina)

Anúncios
Foto: Reprodução/ErreWay

No ar entre 2002 e 2003 com um total de 2 temporadas que somaram 315 episódios. Rebelde Way conta a história de adolescentes de diferentes classes sociais que convivem em um colégio de classe alta. Eles possuem diferentes conflitos e indecisões, enquanto tentam superar os problemas comuns aos jovens: drogas, sexo, preconceito e claro, o relacionamento entre pais e filhos. Protagonizado por jovens entre 14 e 18 anos, a novela tem como pano de fundo o Elite Way School, na cidade de Buenos Aires. Por não ser tão conhecida como a mexicana, muitos não sabem que essa é a versão original da franquia. A banda formada em Rebelde Way, foi a Erre Way (RWay).

Elenco: Luisiana Lopilato como Mia Colucci, Camila Bordonaba como Marizza Pia Spirito Rey, Benjamin Rojas como Pablo Roberto Bustamante e Felipe Colombo como Manuel Aguirre.

Rebelde (México)

Foto: Divulgação/Televisa

Embora tenha sido uma versão da original, Rebelde México certamente foi a que fez (e faz) mais sucesso, ganhou mais prêmios e conquistou mais fãs. Transmitida entre 2004 e 2006, possui 3 temporadas, com 440 episódios. Apesar das igualdades das histórias, o nome de alguns personagens foram modificados, além disso Rebelde recebeu muitas cenas adicionais e diferentes da versão original. Na segunda temporada ganhou alguns personagens extras e alguns enredos foram modificados. Na versão original, Luna e Guido deixaram a trama no fim da temporada, porém na versão mexicana Lupita e Giovanni foram mantidos devido ao fato de seus intérpretes, pertencerem à banda RBD. Todas as alterações em relação à versão original foram vistas com com bons olhos por Cris Morena, detentora do formato. A faixa etária aumentou um pouco, os textos eram mais divertidos, figurinos mais ousados que inclusive viraram febre no Brasil. Rebelde foi exibida em mais de 70 países. Um grande sucesso proveniente da novela é a banda RBD que fez shows mundiais, e carrega em sua bagagem mais de 180 prêmios.

Elenco: Anahí como Mía Colucci (em Rebelde Way era também Mía Colucci), Alfonso Herrera como Miguel Arango (em Rebelde Way era Manuel Aguirre), Dulce Maria como Roberta Pardo (em Rebelde Way era Marizza Pia Spirito), Christopher Uckermann como Diego Bustamante (em Rebelde Way era Pablo Bustamante), Maite Perroni como Lupita Fernandéz (em Rebelde Way era Luna Fernadéz/Laura Arregui), Christian Chávez como Juan “Giovanni” Méndez López (em Rebelde Way era Guido Lassen).

Remix (Índia)

Foto: Divulgação/Remix

Está é claramente a versão mais diferente de novela, devido sua adaptação ter se adequado aos costumes indianos e alguns detalhes da versão original não serem interpretados por esta produção, mesmo assim, Remix foi um grande sucesso, tanto é que ganhou uma segunda temporada. O nome de todos os personagens foram modificados, junto do nome do colégio que se transformou em Maurya High School. A banda que se originou na versão indiana, se chamou Remix Gang sendo que todas as canções foram interpretadas por um grupo diferente, ou seja, com excessão de Shweta Gulati, os atores dublavam as músicas.

Elenco: Shweta Gulati como Tia Ahuja (Mia Colucci), Karan Wahi como Ranveer Sisodia (Manuel Aguirre), Priya Wal como Anvesha Banerjee Ray (Marizza Pía Spirito), Raj Singh Arora como Yuvraj Dev “Yuv” (Pablo Bustamante).

Rebelde Way (Portugal)

Foto: Divulgação/SIC

Lançada em 2008, a versão portuguesa possui apenas uma temporada com 251 episódios, mesmo com a movimentação dos fãs o folhetim não foi renovado. Antes mesmo da estreia do primeiro capítulo, a SIC teve a ideia de atrair o público pela internet, onde a emissora lançou um blog com informações sobre os bastidores e as músicas da novela. Cabe lembrar, que esta produção foi uma das mais fiéis à original, mas com adaptações sugeridas por Cris Morena e tendo muito mais liberdade nos temas abordados na novela. A novela explora com mais intensidade o enredo dos quatro protagonistas que formaram a banda RBL.

Elenco: Joana Anes como Mia Rossi (Mia Colucci), Nelson Antunes como Manuel Guerreiro (Manuel Aguirre), Joana Alvarenga como Lisa Scott (Marizza Pía Spirito), Tiago Barroso como Pedro Silva Lobo (Pablo Bustamante).

Corazón Rebelde (Chile)

Foto: Divulgação/CRZ

A versão chilena possui apenas uma temporada com apenas 80 episódios, sendo a versão mais curta de todas as adaptações. Outra diferença é o fato da banda CRZ ter tido cinco integrantes ao invés de quatro ou seis como nas demais versões. Essa produção, assim como Rebelde Brasil, é diferente das versões anteriores, os chilenos tentaram mudar um pouco a história, e as características dos personagens, com as adaptações de Cris Morena. As alterações não foram muito fortes como na brasileira. O colégio onde a novela se passa é o Alto Santiago. Os fãs chilenos consideram essa versão como a melhor depois da mexicana.

Elenco: Luciana Echeverría como María José “Coté” Colucci (Mía Colucci), Ignacio Garmendia como Manuel Santander (Manuel Aguirre), Denise Rosenthal como Martina Valdivieso Rey (Marizza Spirito), Augusto Schuster como Pablo Bustamante (Pablo Bustamante), Magdalena Müller como Luna Fernandéz (Luna Fernandéz).

Rebelde (Brasil)

Foto: Divulgação/RecordTV

A adaptação brasileira possui duas temporadas com um total de 410 episódios. No decorrer da novela, a história tomou rumos bem distintos das versões anteriores, principalmente na segunda temporada, podendo assim considerar a novela como um enredo inédito. A maioria dos personagens da versão original, foram extintos personagens e novos personagens que não existiram em nenhuma versão foram adicionados, como por exemplo Carla e Tomás. Boa parte da novela se passa na Vila Lene e no colégio Elite Way. Enfatiza a vida dos professores e até mesmo o vindo de amizades, rumos dos romances principais e familiares. Filmada em HD, a produção é a mais cara de todas as adaptações. Vale lembrar que o texto com o qual a novela se inspirou é a versão mexicana, ela é decorrente de um contrato que a Record TV havia firmado com a Televisa para realizar adaptações de suas novelas no Brasil. A banda formada na novela pelos integrantes se chamou Rebeldes, que realizou várias turnês pelo país levando multidões à loucura. Neste domingo (21), a novela completou 10 anos da sua estreia.

Elenco: Sophia Abrahão como Alice Albuquerque (Mía Colucci), Micael Borges como Pedro Costa (Miguel Arango/Manuel Aguirre) Lua Blanco como Roberta Messi (Roberta Pardo/Marizza Pia Spirito), Arthur Aguiar como Diego Maldonado (Diego/Bustamante/Pablo Bustamante), Melanie Fronckowiak como Carla Ferrer (Lupita Fernandéz/Luna Fernadéz), Chay Suede como Tomás Campo Sales Penedo (Giovanni Mendez/Tomas Ezcurra).

*Bônus*

Rebelde Way Brasil

O SBT cogitou no ano de 2003 a produção de uma versão brasileira de Rebelde Way, em parceria com Cris Morena, assim o SBT repetiria a parceria que aconteceu na primeira versão brasileira de Chiquitas. A emissora chegou a gravar um piloto e exibir chamadas em sua programação, mas segundo boatos da época, a detentora de Rebelde, não gostou muito do que viu e não deu ordem para continuar a produção.

Voltar ao topo