Filmes e Séries

Conheça alguns dos easter eggs do episódio final de WandaVision

Reprodução/Disney+
Reprodução/Disney+

Por Breno Ferreira de Sousa

Com a chegada do episódio nove de WandaVision na última sexta-feira (5), vieram também muitas novidades e possibilidades. Wanda aparece com um ”novo” traje, a identidade de Feiticeira Escarlate é assumida pela heroína e Monica Rambeau se destaca com seus poderes.

Porém, alguns fãs podem estar se perguntando: ”quais os poderes de Rambeau?”, ”Dark quem?”, ”quais os perigos que o Darkhold pode trazer?”. O MIDIÁTICO procura responder a algumas destas questões ao mesmo tempo que acusa alguns dos easter-eggs contidos no episódio.

Anúncios

The Darkhold

”O livro dos condenados” como é também conhecido, o Darkhold é um grimório antigo feito de matéria negra. Vindo da ”Dimensão Negra” – dimensão alternativa explorada no filme do ”Doutor Estranho” (2016). O livro possui conhecimento inigualável e, se utilizado pelas mãos erradas, pode trazer danos imensuráveis à ordem natural. Contém feitiços que possibilitam oportunidades que vão além da imaginação humana.

Reprodução/Twitter

Apesar de pouco explorado no último episódio de WandaVision, o misterioso livro já teve aparições anteriores em outros shows. Em ‘Agents of Shield’, o livro é melhor desenvolvido e demonstra uma ínfima parte do que pode fazer. Indo desde a criação de uma realidade completamente virtual ate a façanha de criar um corpo humano. Introduzido agora definitivamente no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), o Darkhold voltará a aparecer e será melhor explorado do que nunca foi – provavelmente já em ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ (2022).

Chthon

Outrora incluído nos chamados ”Deuses antigos”, seres criados pelos ”Demiurgos” (forças vitais sencientes da biosfera do MCU que criaram os Deuses antigos a partir de sua essência bilhões de anos atrás), o demônio Chthon dedicava-se aos estudos místicos do universo. Com o passar dos anos, a degeneração desses deuses aumentou.

Reprodução/Twitter

Os Deuses se corromperam por poder e influência tornaram-se demônios. Guerrearam uns contra os outros ate que Gaea (Deusa antiga não corrompida) pede aos Demiurgos um meio de parar os demônios. Ela dá vida a Atum, um matador de demônios e o primeiro de uma linhagem de novos deuses. Atum ronda a terra eliminando os deuses, porém, Chthon escapa criando uma nova dimensão.

Antes de fugir, o demônio escreve o Darkhold (contendo nele todo o conhecimento arcano de Chthon) e o deixa na terra como ligação física para caso um dia decida retornar ao plano terreno e para influenciar outros.

O que leva à pergunta: é possível a introdução de Chthon no MCU?

O ”novo” traje

Apresentado apenas em WandaVision, o novo traje na verdade é uma adaptação do uniforme clássico da feiticeira escarlate. Nos quadrinhos, Wanda utiliza originalmente o traje apresentado no episódio de halloween, que foi adaptado para a versão apresentada no último episódio.

Foto: Reprodução/Disney+

Girando em torno de todo o debate referente à sexualização das personagens femininas nos quadrinhos, o traje original já havia sido descartado no começo da produção. Elizabeth Olsen revela em entrevista anterior que Joss Whedon a teria tranquilizado e dito que ela nunca teria que utilizar o uniforme original:

Tem essa personagem que quero que você interprete, chamada Feiticeira Escarlate. Vá para casa e pesquise no Google sobre ela, mas saiba que você nunca terá de usar as roupas que ela usa nos quadrinhos.”.

Fóton

Mônica Rambeau a.k.a Fóton. Ao contrário do que alguns podem ter pensado no começo da série, Rambeau não é apenas uma agente da S.W.O.R.D. Nos quadrinhos, a personagem têm seus poderes originados da exposição a uma rajada de energia extradimensional disparada por uma arma (na série a barreira de Wanda altera as células da personagem em um nível molecular, dando origem aos seus poderes).

Foto: Reprodução/Disney+

Como já visto na série, o poder de Fóton se relaciona com energias (radiação ultravioleta, eletricidade, raios gama, entre outras). Podendo manipular tais energias, elas são utilizadas a gosto de dispará-las em forma de rajadas, manipulando-as e camuflando-se. Na primeira cena pós-créditos podemos ver que o estúdio não perdeu tempo e já ligou a personagem com as próximas produções que envolvem Carol Danvers e Nick Fury.

E você, conseguiu pegar todos os easter-eggs da season finale?

Voltar ao topo