Um dos maiores jornais da tarde da televisão brasileira poderá sofrer alterações. A Rede Globo, através do seu departamento de programação está fazendo uma séria de estudos sobre o Jornal Hoje, apresentado por Maju Coutinho, nas tardes da emissora. Inclusive, este ano o jornal completa 50 anos no ar.
O estudo está levando em consideração um pedido das afiliadas que alegam que o JH não tem força para ser transmitido em rede nacional e que o horário seria melhor aproveitado com um único grande jornal na hora do almoço, ideia que já acontece na Record, por exemplo, com o Balanço Geral.
O departamento de programação iniciou um teste para viabilizar a ideia. Desde o dia 27 de fevereiro, a Rede Bahia deixou de exibir o Globo Esporte e o JH, com a ideia de levar mais informações para os baianos que passavam por um lockdown no estado, fazendo do ‘Bahia Meio Dia’ uma versão mais estendida.
Apresentado pelos jornalistas Jéssica Senra e Vanderson Nascimento, a edição estendida do jornal local ficou no ar entre 11h45 e 115h15, tendo dessa forma a mesma duração do programa Balanço Geral, da Record, que tem um histórico de ser uma das principais pedras da Globo em todo Brasil.
Os resultados já puderam ser sentidos: mesmo não virando líder no horário, o ‘Bahia Meio Dia’ alcançou seu melhor desempenho este ano em 1º de março com média de 16,4 pontos, contra 19,2 da Record. Não era raro que o jornal global marcasse menos de 8 pontos no horário, empurrando dessa forma outros programas, como Sessão da Tarde, também para vice-liderança.
Ontem (5), o Sistema Verdes Mares em Fortaleza fez seu primeiro experimento neste contexto. Com uma edição que ficou até às 15h, o CETV 1ª edição, apresentado por Luiz Esteves e Nádia Barros, o público teve um jornal especial sobre o novo lockdown na capital e em algumas cidades no interior do estado.
Apesar das especulações, a Rede Globo já emitiu uma nota afirmando “que não procede as informações sobre alterações no Jornal Hoje, um dos destaques do telejornalismo. A ações que aconteceram na Bahia, por exemplo, foi algo especial ao contexto vivido pelo estado”. A nota reforça ainda “ que esta ação não é novidade em suas afiliadas que, sempre que necessário, abre espaço na programação local para prestar serviço, seja com programação estendida ou mudanças temporárias na programação”, afirma Rede Globo.