Filmes e Séries

Oscar 2021: conheça seis filmes que ficaram de fora da premiação

Reprodução/Globo Filmes
Reprodução/Globo Filmes

O Oscar 2021 acontece no dia 25 de abril, no próximo domingo. A edição que será marcada pela pandemia e pelo distanciamento social também trouxe diferenciais, como a indicação de duas mulheres na categoria de Melhor Diretor – algo inédito – e uma gama de representatividade negra em várias categorias. Mas alguns dos queridinhos do público ficaram de fora e não foram indicados em nenhuma categoria. Confira os esnobados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

1. Regina King como Melhor Diretora em Uma Noite em Miami (2021)

Reprodução/Twitter/anthunesarth

O filme da Amazon Prime narra uma reunião fictícia dos incríveis Muhammad Ali, Malcolm X, Sam Cooke e Jim Brown para discutirem seus papéis no movimento pelos direitos civis nos anos 1960.

Se o prêmio já entrou para a história com duas indicadas mulheres, seria épico se uma terceira também concorresse à estatueta.

Anúncios

2. Chadwick Boseman como Melhor Ator Coadjuvante e Spike Lee como Melhor Diretor em Destacamento Blood (2020)

Reprodução/Twitter/lancnetflix

O filme conta a história de quatro veteranos da Guerra do Vietnã: Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis) e Melvin (Isiah Whitlock, Jr.). Acompanhados do filho de Paul (Jonathan Majors), eles retornam ao Vietnã em busca dos restos mortais do líder de seu esquadrão (Chadwick Boseman) e de um tesouro escondido.

Chadwick já está concorrendo na categoria de melhor ator, mas o esquecimento deste filme da Netflix reforça a teoria de que Spike Lee é esnobado pela Academia há anos.

3. Tom Hanks como Melhor Ator em Relatos do Mundo (2020)

Reprodução/Twitter/pedrrocruz

Cinco anos após o fim da Guerra Civil americana, o Capitão Jefferson Kyle Kidd (Tom Hanks), um veterano de três guerras, agora se muda de cidade em cidade como um contador de histórias não-ficção, compartilhando notícias de presidentes e rainhas, rixas gloriosas, catástrofes devastadoras e aventuras emocionantes dos confins do mundo.

Não é preciso dizer como as atuações de Tom Hanks são impecáveis. O prêmio de Melhor Ator está sendo bem disputado, mas vale deixar a indicação desse filme.

4. Jared Leto como Melhor Ator em Os Pequenos Vestígios (2020)

Reprodução/Twitter/herois_da_tv

Deke (Denzel Washington) é um policial cansado, mas detalhista. Quando ele se une ao esperto detetive Baxter (Rami Malek), para encontrar um serial killer (Jared Leto), seu passado obscuro e mau comportamento começam a se tornar um problema.

Esqueça o Coringa: aqui Jared Leto mostra o melhor de sua atuação, mostrando o porquê de já ter ganho uma estatueta.

5. Amy Adams como Melhor Atriz em Era uma vez um sonho (2020)

Reprodução/Twitter/NetflixBrasil

Ex-fuzileiro naval e estudante de Direito, o jovem J.D. Vance (Gabriel Basso) vê seu sonho de conseguir o emprego ideal ser interrompido por uma crise familiar que o obriga a retornar para a cidade onde nasceu e encarar a complexa dinâmica de sua família apalache e a difícil relação com sua mãe (Amy Adams). Com as memórias marcantes da avó que o criou (Glenn Close), J.D.

Mais uma vez, Amy Adams é esnobada pela Academia, justamente no trabalho em que muitos tinham certeza de, pelo menos, uma indicação por sua interpretação profundamente sensível.

6. Bacurau (2019) como Melhor Filme Estrangeiro

Reprodução/Twitter/AcervoCharts

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes criam coletivamente um meio de defesa.

O filme de Kléber Mendonça Filho foi lançado no Brasil em 2019, mas apenas em 2020 nos EUA, o que permitiria concorrer ao Oscar desse ano. Mas pode-se dizer que a falta de indicações foi a maior tristeza desta lista – pelo menos para nós, brasileiros. Em tempos em que o Oscar homenagou Roma (2018) e Parasita (2019), nem mesmo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro a Academia deu esse gosto ao Brasil.

Voltar ao topo